A Henning Larsen acaba de apresentar o projeto daquele que será o primeiro condomínio residencial inteiramente construído em estruturas de madeira da cidade de Copenhague. Chamado de Fælledby, o mais novo bairro sustentável da capital dinamarquesa incluirá uma extensa área de reflorestamento, a qual deverá ocupar 40% da área total do terreno onde antigamente operava um depósito de lixo e que agora será transformado em um novo modelo de bairro sustentável, com capacidade para abrir uma população de até 7.000 habitantes.
O novo bairro conta com uma série de características bastante incomuns, como pequenos abrigos para pássaros e pequenos animais selvagens. Em busca de promover uma maior biodiversidade em uma área completamente devastada e infértil, a proposta contempla desde espaços para ninhos de pássaros e morcegos até uma nova lagoa para sapos e salamandras assim como novos jardins com flores que deverão atrair uma infinidade de insetos como abelhas e borboletas. Como a equipe explica, o projeto procura mesclar tipologias mais urbanas com formas mais comuns em áreas rurais da Dinamarca. A intenção é criar um projeto híbrido que pretende promover um equilíbrio entre o estilo de vida moderno e o ambiente rural de Fælledby. Desta forma, o projeto foi concebido para ser construído em etapas, evoluindo de dentro para fora a partir de três pequenos "núcleos" que juntos deverão criar um bairro integrado capaz de construir um sentimento de pertencimento e comunidade. O projeto foi desenvolvido em colaboração com a equipe de biólogos e engenheiros ambientais da MOE, os quais têm trabalhado no desenvolvimento de um plano de reflorestamento para pelo menos 40% da área total deste terreno de pouco mais de dezoito hectares.
“A decisão de resgatar e promover a biodiversidade junto ao novo projeto residencial de Fælledby, o qual surgiu com o compromisso de aproximar as pessoas da natureza. Especificamente, optamos por um sistema construtivo menos agressivo ao meio ambiente como é a construção em estrutura de madeira. Fælledby deverá ser o primeiro condomínio da cidade de Copenhague inteiramente construído em estrutura de madeira, além de incorporar e promover uma maior biodiversidade de flora e fauna incentivando o re-desenvolvimento de uma área anteriormente degradada”, diz Signe Kongebro, arquiteto sócio da Henning Larsen. “Buscando inspiração nas tradicionais vilas da paisagem rural dinamarquesa, estamos propondo um novo bairro sustentável para a cidade de Copenhague, uma comunidade vibrante onde a biodiversidade e a qualidade de vida serão os principais atrativos para este novo modelo ou estilo de vida.”
A opção por um sistema de construção em madeira proposto pela Henning Larsen visa reduzir o impacto ambiental em uma área historicamente frágil. Fælledby é a mais nova iniciativa dentro de uma recente onda de novos projetos de construção em estrutura de madeira na Escandinávia, fortalecendo a imagem de uma região profundamente comprometida com a salva guarda de nosso planeta. “Fælledby é um projeto inovador, diferente de tudo que já foi feito em outras regiões da cidade de Copenhague. Durante o processo de projeto, nossa mensagem para a comunidade local de Fælledby foi muito clara - estávamos conscientes da nossa responsabilidade ambiental em desenvolver um projeto em uma área com um histórico ambiental tão sensível, ao mesmo tempo, estávamos comprometidos em desenvolver o projeto mais sustentável possível para este cenário. Nos concentramos desde o início no desenvolvimento de um plano diretor consciente para Fælledby, principalmente em termos ambientais”, diz Anne Skovbro, diretora da By & Havn.
“Como nas tradicionais vila rurais da Dinamarca, o novo bairro de Fælledby se destaca em meio a uma paisagem natural praticamente intocada. Esta configuração nos ofereceu a oportunidade de criar um bairro compacto e devidamente sensível às prioridades ambientais”, explica Kongebro. “Este projeto é uma oportunidade para construir um novo modelo de cidade, o qual poderá ter um grande impacto na sensibilização das novas gerações, proporcionando ainda um ambiente agradável para aquelas pessoas que procuram um novo estilo de vida mais próximo e em harmonia com a natureza. Para nós, o Fælledby será a prova de que um novo modelo de vida mais sustentável é possível e viável.”
Via Henning Larsen